top of page

Não alimente as falsas crenças


Alimentar as falsas crenças é uma bela forma se sabotar. Acreditar que não é capaz, que não consegue, perceber-se tímido, achar que os outros podem e você não, acomodar-se numa situação, não aceitar o erro, buscar a perfeição, ser dependente, são nutrientes que fortalecem suas falsas crenças. Nada adianta ser complacente com as outras pessoas se não for consigo. Exigir o máximo de si, desenvolver uma percepção totalmente distorcida a seu respeito e acabar vivendo em calabouços que você próprio cria para si, é uma das muitas maneiras que encontra para se sabotar e não conseguir atingir seus objetivos, vivendo constantemente com o sentimento de frustração e ansiedade.

Existem pessoas que precisam estar sempre reforçando suas crenças, porque este é o meio que conhecem para obter ganho secundário. Claro que os ganhos secundários são processos inconscientes. Toda vez que diz não ser capaz, manda esta mensagem para o seu cérebro (memória) e inconsciente e na hora de realizar algo, com certeza não conseguirá, pois já se programou para isto. Assim, reforça a falsa crença de que não é capaz, vivendo constantemente em um cárcere psíquico.

São pessoas que não percebem que estão sempre construindo armadilhas para si, vivem na condição de vítimas, de coitadas, como se fossem miseráveis, apesar de muitas vezes serem admiradas pelos outros.

Como livrar-se disto? Primeiramente, o indivíduo precisa se dar conta que vive cercado de falsas crenças e quando os pensamentos perturbadores produzidos por elas entrarem em cena, questioná-los e não aceitá-los. É fazer aquela velha pergunta: “o que me comprova que isto que estou pensando é verdadeiro”? Após encontrar a resposta, valer-se do questionamento socrático e continuar perguntando até esgotar qualquer possibilidade que confirme os pensamentos perturbadores ou disfuncionais, como quiser chamá-los.

Outra maneira de trabalhar com estas crenças é entrar em contato consigo mesmo, diariamente, estabelecendo uma conversa sincera, franca, procurando encontrar os motivos que o levaram a desenvolver falsas crenças, a fim de poder transcender estes paradigmas e viver de forma mais saudável. Sem tantas cobranças, sofrimentos e limitações, libertando-se das amarras que criou para sua própria vida.

bottom of page