top of page

A mensagem dos super-heróis


Mesmo sabendo que os super-heróis são personagens fictícios, não podemos negar as mensagens subliminares existentes em suas histórias, mesmo que muitos dos apaixonados por eles se fixem apenas nas cenas de aventuras sem prestar atenção no “recado” que a aventura quer passar.

Os filmes de super-heróis são sempre atrativos, podemos pensar nos filmes da Mulher Maravilha, Batman, Super-homem, em que todos eles são personagens capazes de superar quaisquer desafios, não medem esforços para salvar pessoas e estão sempre acima do bem e do mal, apesar de no mundo real muitas pessoas privilegiarem o mal, podendo isso ser identificado a todo momento em nossa sociedade.

Os super-heróis transmitem em suas aventuras valores morais e éticos que nos motivam para que façamos aquilo que consideramos certo e que nos permite viver de maneira adequada com as demais pessoas. Incentivam por meio de suas atitudes para que não troquemos os nossos princípios morais pelo dos vilões, que sejamos éticos.

Muitos podem estar pensando, como assim, basta olhar para o Batman para ver que tuas colocações não batem, afinal tinha um passado cheio de problemas. Sim, o Batman tinha um passado problemático, mas fazia de tudo para salvar as pessoas, não aceitava matar ninguém e valia-se da violência quando tinha que punir alguém que praticasse o mal. Em geral, todos os super-heróis como Capitão América, Mulher Maravilha entre outros estavam sempre dispostos a fazer o bem, inclusive sacrificando a própria vida, se necessário fosse, para salvar alguém. Não escolhiam quem salvar como fazemos, os princípios morais deles eram muito fortes e talvez esse seja um dos motivos pelo qual as pessoas buscam inspirações para suas vidas. Para eles, não existia situações que pudessem paralisa-los, encaravam os mais difíceis desafios, brigavam pela moral sem que isso influenciasse a moral deles. A moral estava acima de tudo para os super-heróis, o que, infelizmente, não ocorre com a gente. Quantas pessoas se deixam corromper em benefício próprio? Isso não acontecia com os super-heróis, porque os valores morais estavam arraigados neles.

Os super-heróis são um belo exemplo a ser seguido, o modelo de algo que hoje parece ter sido esquecido por aquelas pessoas que deixaram os valores morais de lado e optaram pelo mundo dos vilões.


bottom of page