top of page

Idealizamos a realidade


Observa-se que algumas pessoas tem mais dificuldade de lidar com a realidade do que outras, principalmente se falarmos da finitude. Tema que a grande maioria procura fugir, sendo a única coisa certa na vida de todos nós.


A dificuldade de acolher a realidade faz com que as pessoas vivam uma vida de faz de conta, dentro daquilo que idealizaram, mas que só existe no imaginário delas. A realidade precisa ser acolhida como ela é. Acolher a realidade significa tomar as rédeas da vida, cuidar das emoções, se livrar do sentimento de culpa, para poder ser feliz.


A origem do sofrimento humano, tanto pessoal quanto profissional, está na idealização da realidade, porque impulsiona o indivíduo para o mundo da competitividade e para os padrões pré-estabelecidos pela sociedade. A pessoa para ser reconhecida, precisa ter vários títulos, status social que muitas vezes não é real, produzir muito profissionalmente, viajar com frequência, entre outros quesitos. Quando essas expectativas criadas por terceiros não é atendida, faz com que o indivíduo sinta-se incompetente, pouco ambicioso, preguiçoso, fracassado, envergonhado, etc.


O olhar e a crítica sofrida pelos outros somado aos sentimentos que desenvolve por não contemplar a expectativa alheia, faz com que a pessoa sinta-se culpada e isso a leva ao sofrimento. Sofrimento que na maioria das vezes não é seu, mas que carrega como se fosse.


O sentimento de culpa pode se desenvolver ainda no ventre materno, dependendo da fala que é pronunciada pelos genitores e/ou outros familiares. Livrar-se da culpa não é uma tarefa fácil, porque exige que a pessoa olhe para sua realidade como ela é, perceba sua vida como ela é, sem traçar comparativos com a vida do outro. Por vezes, sabe-se mais da vida do outro do que a sua própria vida. Aceitar a realidade, sem maquiá-la, entende-la e se permitir vive-la sem idealizações lhe permitirá conhecer o que é a verdadeira felicidade.


Sendo assim, sempre é tempo de ser feliz, desde que abra mão da idealização da realidade. Acolha a realidade, libere-se da culpa e sinta o que é felicidade.

bottom of page