Crenças e pensamentos disfuncionais

20/10/2016

 

Acostumamos a usar termos técnicos e acabamos esquecendo que não são todas as pessoas que compreendem o que estamos querendo dizer.

 

Crença e pensamento disfuncionais são duas palavras que usamos muito na terapia Cognitiva Comportamental. Crença são entendimentos fundamentais e profundos que carregamos e geralmente não articulamos nem para nós. Não somos capazes de questioná-los, talvez por percebê-los como uma verdade absoluta. Por exemplo, na infância os pais dizem que o fulaninho tem dificuldade de aprender na escola. De tanto escutar isto, a criança passa a acreditar e consequentemente os seus resultados na escola não são os melhores. Esta informação poderá inibi-lo no decorrer de sua vida, atrapalhando sua vida acadêmica e atrapalhando na vida profissional, pois acreditará que tem dificuldade de aprender coisas novas e acaba fazendo sempre a mesma coisa, sem vislumbrar novas oportunidades por não se considerar capaz.

 

O não se considerar capaz é um pensamento disfuncional, ou seja, que não funciona e que precisa ser questionado. Aquelas velhas perguntinhas: o que me comprova que isto que estou pensando é verdadeiro? O que me comprova que não vou conseguir aprender coisas novas? O que me mostra que não sou capaz? Enquanto estiver encontrando respostas positivas, vá questionando, chama-se isto de questionamento Socrático e caso não encontre respostas positivas, verá que aquilo que pensava não era uma verdade absoluta.

 

Identificar nossas crenças, questioná-las é uma maneira de não ficarmos nos boicotando e nem de ficarmos numa zona de conforto. É normal que tenhamos dificuldade de identificar as crenças e os pensamentos disfuncionais, pois vivem conosco há muito tempo.

 

Mudar crenças, pensamentos disfuncionais e padrão de comportamento requer disciplina, persistência e acima de tudo ter a vontade de mudar, de fazer diferente e de se permitir conhecer novas verdades com a clareza que não existe uma verdade absoluta, principalmente quando se trata de pessoas. Lembre-se, quando falamos de ser humano, estamos falando de inconscientes e, portanto, tudo aquilo que pode ser, pode não ser. Por isto, questione, questionar exercita o nosso pensar e o pensamento pode nos levar a ter um novo olhar para vida.

Please reload

Posts Recentes

06/11/2019

18/10/2019

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • LinkedIn Social Icon