Dissociação

17/11/2016

 

Expressão forte na área Psi, pois significa a ruptura da unidade psíquica, constituindo um dos principais sintomas psicóticos, notadamente da esquizofrenia. Entretanto, percebe-se que muitas pessoas estão vivendo de forma dissociada, ou seja, agem de uma forma completamente diferente do seu discurso e se expõem nas redes sociais de outra forma. Basta conhecer um pouco a pessoa para observar este comportamento.

 

Isto não nos permite pensar que todo mundo está com a sua unidade psíquica rompida, mas demonstra a falta de conhecimento que as pessoas têm de si. Não conseguem linkar pensamento, fala e comportamento, dando a impressão que funcionam de forma dissociada.

 

Muitos atribuem este fato a agitação da vida moderna. Porém, se fosse só isto, todos funcionariam assim. Não ter um olhar crítico para si pode contribuir para isto, vemos como o outro funciona, mas não percebemos como funcionamos. A agitação do mundo moderno pode influenciar, cabe a nós entendermos porque precisamos viver de forma frenética, não disponibilizando um tempo para nós. Pensar sobre si, prestar atenção nos seus pensamentos, questioná-los, escutar sua fala e atentar para o seu comportamento, nas mais variadas circunstâncias da vida, contribuirá para que vivamos de maneira coerente.

 

Hoje as pessoas se expõe muito nas redes sociais, muitas vezes, fazem suas postagem sem refletirem o que aquilo está mostrando a seu respeito e quem conhece o mínimo da pessoa, já consegue perceber que talvez aquilo que esteja postando seja o seu ideal de ego, mas não o seu ego ideal. Porém, não são todas as pessoas que conseguem ter este entendimento e acabam fazendo comentários desnecessários sobre o outro, quando provavelmente, repete o mesmo padrão de funcionamento daquela pessoa que está sendo o seu alvo de crítica.

 

Sendo assim, o ideal seria que conseguíssemos ver quando estamos jogando palavras ao vento, porque não conseguiremos fazer aquilo que estamos dizendo ou não é o que pensamos, falamos por achar que é o outro quer ouvir. Lembrar que o pensamento, a fala e o comportamento precisam estar agregados. Tudo isto não por causa do que os outros vão pensar, mas para que a pessoa possa se sentir bem consigo mesma e também, para preservar sua saúde mental.

Please reload

Posts Recentes

06/11/2019

18/10/2019

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • LinkedIn Social Icon