Não deixe seu dinheiro se empolgar

Final de ano chegando e com ele as festas e as férias, período em que muitas pessoas se empolgam e acabam gastando mais do que poderiam. Depois passam vários meses atolados em contas, porque se deixaram levar pelas “ofertas” propostas pelo comércio.

 

Este ano o cuidado deve ser redobrado, porque não é apenas o governo que não sabe como vai pagar o 13º salário de seus funcionários, mas também muitas empresas estão na mesma situação. Há quem espera esta época para pagar as contas em atraso só para contraírem novas dívidas. Gente, agora não é o momento de contrair novas dívidas e sim de quitar as velhas e segurar o dinheiro!

 

Chegam junto com o próximo ano o IPVA, o IPTU, o material escolar, uniforme, as anuidades dos Conselhos que o profissional liberal tem que pagar e etc. Tudo isto deve ser pago sem ter que entrar no cheque especial ou fazer empréstimo.

 

É difícil resistir as estratégias criadas pelo comércio, mas é necessário ficar atento para não cair nelas. Antes de pensar em comprar, pense em quitar as contas. Principalmente, aquelas que estão mais atrasadas e que têm os juros mais altos. Sobrou dinheiro? Pegue no mínimo 10% do que sobrou e coloque na poupança ou em qualquer outro investimento. Aí vem aquela velha fala das pessoas consumistas: “a poupança não está dando nada”. Verdade! A poupança está rendendo pouco, mas é preferível você ter uma reserva, mesmo com um rendimento ínfimo, do que não ter nada e quando precisar de dinheiro, tem que pagar um juro altíssimo para o banco, financeira ou para o cartão de crédito, quando não, para o agiota.

 

Compre somente o necessário! Veja aquelas roupas que estão no guarda-roupa e você não usa, leve na costureira e mande reformar. Sai mais em conta. O mesmo faça com os sapatos e bolsas, leve no sapateiro e mande pintar, reformar, vê como consegue reaproveitar. Assim, sobra mais dinheiro para guardar ou gastar com outras coisas.

 

Acostume-se a comprar à vista, evite usar cartão de crédito, comprar a prazo. Não tem dinheiro para comprar? Controle sua ansiedade e impulsividade, aprenda a lidar com a frustração e espere para comprar quando tiver dinheiro. Ninguém morre por isto!

 

Não é porque está de férias que tem que gastar todo o dinheiro que recebeu, lembre-se que quando voltar não terá salário para receber. Portanto, planeje suas férias. Talvez seja necessário fazer uma programação diferente, quem sabe visitar parentes, amigos, assim evita gastar em hospedagem. Diminuir os dias que vai ficar fora. Fazer programas na sua cidade, buscar alternativas para evitar entrar no vermelho.

 

Apesar de muita gente negar, estamos vivendo um período de recessão e quem souber usar o seu dinheiro de forma adequada, não terá problema. Agora, aqueles que compram tudo o que enxergam, caem nas armadilhas oferecidas pelo comércio, que não conseguem guardar dinheiro, estes estarão fadados a viverem mais um ou vários anos no sufoco.

 

As dicas estão aí, cabe a cada um escolher como quer viver.

Please reload

Posts Recentes

06/11/2019

18/10/2019

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • LinkedIn Social Icon