O real significado do 8 de março

 

 

Muitos desconhecem o real sentido do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e veem apenas como mais uma data comemorativa. Representa, porém, uma série de lutas e reivindicações de mulheres, na Europa e Estados Unidos, por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos que se iniciou no final do século XIX e se estende até hoje.


No Brasil, aos poucos, as mulheres foram obtendo conquistas e, em 1932,
comemoraram o direito de votar. Em 1962, a mulher casada deixou de ser considerada incapaz pelo Código Civil Brasileiro e passou a não precisar mais da autorização do marido para alienar seu patrimônio. Em 2006, com a publicação da Lei Maria da Penha, veio a proteção contra a violência doméstica.


Apesar de grandes vitórias e de muitas vezes estar até roubando a cena com ideias
e discursos enfáticos em várias áreas do conhecimento e da política, a mulher ainda é vítima de preconceitos e da violência masculina. Enfrenta desvalorização identificada nos baixos salários, nas jornadas excessivas de trabalho e boicotes dos quais é vítima no mundo profissional.


Portanto, o 8 de março é para enfatizar a importância de se continuar discutindo o
papel da mulher na sociedade atual, em conferências, debates e reuniões. Destacar os avanços, mas lembrar que ainda é preciso persistir na caminhada em busca de novas conquistas.

Please reload

Posts Recentes

03/12/2019

06/11/2019

18/10/2019

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • SoundCloud Social Icon
  • LinkedIn Social Icon