top of page

O vai e vem da vida


Quando somos jovens, temos pressa para resolver tudo, ficamos bravos quando alguém nos apronta algo, e logo queremos nos vingar. Com o passar dos anos, aprendemos que não precisamos desperdiçar energia com isto, pois tudo acontece no seu tempo e que aquilo que fazemos hoje para alguém, amanhã voltará para nós.

A paciência é a nossa maior aliada, porque somente através dela que conseguimos ver e entender este vai e vem que a vida nos oferece. Faz com que aprendemos que a lei do retorno existe e funciona. Todo ato praticado, nocivo ou benéfico, as palavras emitidas de forma construtiva ou destrutiva, atitudes que tomamos contra terceiros, atingem seus objetivos e produzem ação reflexa, voltando ao seu ponto de partida, para poder completar o ciclo.

As pessoas não levam muito a sério esta lei, agem da maneira que melhor lhes convém, independente se estão ou não prejudicando alguém, indo contra os princípios éticos, esquecem que não estão fazendo para os outros, mas para si.

Muitos se julgam espertos, vivem despreocupadamente, tomam atitudes em relação ao outro que não deveriam tomar, como eles mesmo dizem, “não estou nem aí”; acham que “não dá nada”, mas quando a vida resolve lhe dar o retorno, aí acham ruim.

O grande problema do ser humano é se achar esperto, malandro, subestimar a capacidade dos outros e ignorar alguns princípios básicos. Querer tirar vantagem em cima dos outros, burlar, mentir, viver a vida como se estivessem aqui a passeio, manipular é o direito de cada um. As pessoas são donas de si para escolherem como querem viver, só não podem depois reclamar.

O vai e vem da vida não perdoa ninguém e nada, isto já é algo bíblico. Jesus dizia “quem semeia ventos, colhe tempestade”. Entretanto, para muitos, isto é bobagem.

Enquanto a pessoa olhar só para o seu próprio interesse e negar o dos outros, corre o risco dos reveses da vida, porque ela vai dar o troco.

Com base nisto, não é preciso ficar com raiva, brigar, discutir quando alguém lhe fizer algo. Basta esperar sem pressa e ficar tranquilo, porque verá que a própria vida se encarregará de devolver à pessoa que lhe aprontou, aquilo que é de direito.

Por mais triste ou magoado que você esteja, entregue para vida, para o Universo, para Deus, para o Grande Arquiteto do Universo, e o retorno virá. Não sofra por coisas ou por pessoas pequenas, que ainda não conseguiram compreender este vai e vem da vida. Deixe que a própria vida e o tempo lhe ensine, esta não é uma tarefa sua. Siga em frente, prestando atenção a seus atos e atitudes para que, na dobra da esquina, se a vida lhe pregar uma peça, você possa compreender e continuar seu caminho de cabeça erguida, sem se entregar para as lamúrias e choros que não vão lhe levar a lugar algum.

bottom of page