top of page

O que você precisa saber sobre Psicoterapia


Muito se houve falar, apesar do preconceito e da resistência de algumas pessoas, sobre psicoterapia ou terapia. Terapia é uma expressão ampla e que abrange as técnicas alternativas, que na maioria das vezes, não são reconhecidas cientificamente. Mas afinal, o que é psicoterapia?

A etiologia da palavra “terapia” vem de theraplia que significa cuidado, apoio e psicoterapia vem de psico que tem sua origem na palavra psique (alma, mente) e a soma dessas duas palavras nos permite dizer, portanto, que psicoterapia é o cuidado com a alma ou mente, como queiram chamar. Freud dizia que “o desejo de se tratar deve ser do paciente, na medida que existe um sofrimento mental que justifique sua necessidade”. Importante entender a expressão “sofrimento mental”, a qual Freud se reportava, não como uma patologia, mas como a busca do autoconhecimento, provocada por conflitos internos que refletem no mundo externo do indivíduo.

A psicoterapia propicia ao indivíduo através da reflexão, a compreensão da sua forma de funcionar, de lidar com as situações que se apresentam, de mudar aquilo que lhe incomoda na sua maneira de ser, de aceitar o outro com suas diferenças e saber lidar com elas. O objetivo da psicoterapia é estimular o crescimento da pessoa enquanto ser, entendendo o que contribui para ser como é, estimulando mudanças ou aceitação da sua maneira de ser.

Entender o processo psicoterápico e o seu objetivo é fundamental para que as pessoas desconstruam a ideia errônea e preconceituosa de achar que só faz psicoterapia quem tem problemas mentais ou é “louco”, como muitos dizem, por desconhecerem como se dá o processo psicoterápico.

A psicoterapia só pode ser realizada por profissionais que tenham formação na área psíquica e que estejam autorizados a exercer a profissão, como psicólogos e psiquiatras, destacando que não são todos os psiquiatras que trabalham com psicoterapia, pois faz-se necessário ter formação na área.


bottom of page